Muitas pessoas colocam na mesma frase a ansiedade e a depressão, entretanto eles não têm relação teórica. Sentir-se ansioso é algo normal para nossa sociedade, sentir-se apreensivo por encontrar alguém que não via há anos, ou ficar nervoso por ter que fazer uma apresentação.
Muitas pessoas sentem isso exageradamente e não se dão conta disso. Para te ajudar, vamos listar sintomas comuns emocionais e físicos. Irei listar alguns dos sintomas mais comuns sofridos por quem já está sofrendo de transtornos de ansiedade e ainda nem se deu conta.
Sintomas psicológicos

A ansiedade está ligada diretamente com o nosso sistema mental, por isso, a maioria dos sintomas não são nítidos; não são sentidos na pele, mas sim, psicologicamente. Alguns desses sintomas são: medos irracionais, lembranças ruins, preocupação constante em busca da perfeição, insônia, irritação, tensão, inquietação, perda de concentração etc.
Esses são apenas alguns dos mais comuns em dias atuais. Entretanto, podia citar dezenas de outros sintomas, como: pânico, vergonha de sair (ou falar) em público, compulsividade e muitos outros.
Sintomas físicos

Há pessoas vivendo muitos desse sintomas sem se dar conta que pode ter a ver com algum transtorno de ansiedade. Os sintomas são: insônia, roer unhas, tensão muscular, dores, enjoos, dores de cabeça, no peito, formigamento, tontura, alterações gastrointestinais etc.
Há vários tipos de ansiedade, como a Ansiedade Generalizada, Ansiedade Social, Transtorno de ansiedade, TEPT, TOC,
Tratamento

Parte do tratamento consiste em sessões com psiquiatra dependendo do seu nível de ansiedade. Existem medicamentos para controle da ansiedade e devem ser tomados com muito cuidado seguindo estritamente a orientação do médico para não causar danos colaterais nem gerar vício na medicação. Geralmente são ansiolíticos, que anestesiam sua sensibilidade neurológica, antidepressivos e pode dar sensação de ânimo, diminuindo fobias e medos e antipsicóticos são usados.
Há remédios naturais para ansiedade na natureza e são recomendados exercícios físicos e relacionamento.
Uma ferramenta que está ajudando milhares de pessoas no Brasil é a hipnoterapia. Com poucas sessões, com a hipnoterapia é possível encontrar a causa real da ansiedade e ali, naquele evento fazer uma ressignificação, uma reeducação do subconsciente para que ele aprenda que a ansiedade é desnecessária. Fazendo essa ressignificação, os efeitos são percebidos no aqui e agora. Além disso, outras ferramentas dentro da hipnoterapia reforçam e reprogramam o subconsciente para viver no novo padrão .
A ansiedade tem acometido milhares de pessoas e é possível buscar qualidade de vida através dos tratamentos indicados.