Suicídio é uma das principais causas de morte no mundo. No fim dessa semana que passou tivemos a triste notícia da morte de Chester Bennington, vocalista do Linkin Park, com sinais de suicídio por enforcamento em Los Angeles. Esse acontecimento nos pegou de surpresa e pôs em evidência novamente o problema do suicídio, que como sabemos, não tem classe social nem cor.
Você imaginava que isso iria acontecer?
Pois é. O suicídio costuma pegar de surpresa não só quem vive longe, mas pega de surpresa inclusive pessoas próximas que não notaram os pequenos sinais e mudanças do suicida. Geralmente, a pessoa que planeja o suicídio pode estar passando por um longo período de desespero, depressão ou estresse.
Chester, como todos sabem, enfrentava o vício em álcool e drogas e também revelou ter sofrido abuso sexual dos 7 aos 13 anos. O abuso sexual infantil costuma deixar marcas profundas na vida de uma pessoa adulta, como tais vícios, ou doenças psicossomáticas, levando até desencadeamento de doenças crônicas em casos mais pesados. Eu costumo chamar essas pessoas de sobreviventes, assim como outros pesquisadores, pelo fato de terem passado por uma situação muito pesada e complicada, mas continuaram a viver apesar disso, sendo vencedoras e sobreviventes. Isso é papo para outro artigo.
Agora, uma coisa que eu considero importantíssimo afirmar aqui: todos nós estamos sujeitos ao suicídio. “- Euuu?” – Sim, você. Saiba que é importante cuidar das emoções e da sua psique tanto quanto deve cuidar da saúde do seu corpo. Deixar e ignorar o estresse, a ansiedade, depressão ou mesmo fobias pode fazer com que se tornem doenças psicossomáticas, ou seja, eles se transformam em doenças físicas. Eu sempre digo que é muito importante buscar um profissional de saúde quando se está bem para prevenir e se conhecer, e não quando se está mal para apagar incêndios, correndo riscos. Mas, se você acha que está em uma situação ruim, eu tenho 4 dicas para você, leitor:
Pesquise

Pode usar o Google, pode me usar também. Você tem um espaço nesse site chamado Contato onde eu me disponibilizo para responder suas dúvidas e publicar aqui, no site. Conheça também os Transtornos, como bipolaridade, depressão, siga páginas. Porque quanto mais você conhecer, mais saberá se precisa de ajuda profissional e mais saberá que há outras saídas para você. Aproveite e dê uma lida no artigo da última semana “Será que é Depressão?”.
Evite coisas perigosas

Tudo que mata, evite ter por perto. Você pode colocar uma tela nas suas janelas e também evitar ter muitas quantidades de remédios em casa.
Procure por ajuda profissional

Entre eles estão os Psicólogos, Psiquiatras e Hipnoterapeutas. Não adie o tratamento! Depressão é uma doença e precisa ser tratada. A Depressão não é só uma tristeza. Ela tem o poder semelhante a uma dependência química, por exemplo. Agende agora, antes de terminar de ler este artigo!
Dependendo do nível de suas crises, dá para tratar com terapias que te ajudarão a mudar seus hábitos. A Hipnose, por exemplo, tem resultados muito eficazes, onde você poderá resolver problemas complexos na raiz do problema.
Respire

Respire profundamente. Tente relaxar e aguarde, e saiba que o momento de crise você não tem muita noção da realidade. Aguarde, porque a crise passa. Você pode contar também com o CVV no telefone 141 nesses momentos.
Fica aqui minha homenagem a Banda Linkin Park e ao seu ótimo trabalho, que fez parte de toda minha adolescência nos anos 2000, com o vídeo mais visualizado da banda. s2