Estes 8 segredos que todos os homens de nossa cultura carrega foram listados por um cara chamado James Hollis, em seu livro “Sob a sombra de Saturno”.
É um livro que esclarece os “segredos” que todo homem tem em seu coração, e ajuda na libertação das piores influências de uma vida rígida. O título traz o nome de Saturno, que era um deus romado perverso que comia seus filhos para impedi-los de usurpar seu poder. O mito mostra muito a respeito deles, mostrando a verdade de que os homens sofrem da corrupção do poder, influenciados pelo medo das mulheres ou de outros homens.
É um livro interessantíssimo que demonstra com clareza essa vivência. E no livro, ele demonstra 8 segredos que os homens carregam (!)
O melhor de tudo é saber que há a possibilidade de transformação.
Veja os segredos e identifique em si mesmo se são reais. Fato é que a maioria deles ao longo dos séculos cresceu sob a sombra de Saturno. Sofreu com corrupção do poder, motivados pelo medo e ferindo seus semelhantes e a si mesmo. Confira os segredos agora:
- A vida dos homens é tão governada por expectativas restritivas com relação ao papel que devem desempenhar quanto a vida das mulheres
- A vida dos homens é basicamente governada pelo medo
- O poder do feminino é imenso na organização psíquica do homem
- Os homens conluiam-se numa conspiração de silêncio cujo objetivo é reprimir sua verdade emocional
- O ferimento é necessário porque os homens precisam abandonar a Mãe e transcender o complexo materno
- A vida dos homens é violenta porque suas almas foram violadas
- Todo homem carrega consigo profundo anseio pelo seu pai e pelos seus Pais tribais
- Para que os homens fiquem curados, precisam ativar dentro de si o que não receberam do exterior
Percebemos que o pior que pode ocorrer para nós é o medo fazer com que nos distanciemos de nós mesmos. Nos impedem de conhecer quem somos nós, fazendo com que sejamos prejudicados nos relacionamentos, sentimentos e a ligação com Si-mesmo.
Um dos passos mais importantes para o homem é conseguir separar-se da mãe de forma saudável.
COMO É ISSO NA PRÁTICA? Sabe aquele cara que acha que a esposa está com outro toda hora? Ou aquele que fica nervoso com sua esposa, que é como uma mãe para ele? Ou mesmo quando ele viaja e liga para a esposa três vezes por dia?
São pessoas que estão influenciados pelo medo.

Tem aquele que não pode estar no mesmo cômodo que um homossexual e menospreza mulheres, ou mesmo ao contrário, o homem que tenta agradar sua esposa, rejeitando suas próprias necessidades.
Sabe o que todos eles tem em comum? Todos eles estão repetindo a velha experiência mãe-filho. Não estão em contato com a própria alma ainda. E toda rigidez é para compensar a impotência do homem.
Essa dinâmica masculina se assemelha a prática comum de reviver o passado. Escrevi um artigo onde descrevo as três formas que as pessoas podem reviver o passado, clique aqui.